Não há receita pronta para se atingir o
sucesso no mercado imobiliário: cada vez mais competitivo e especializado, este
requer do consultor imobiliário planeamento e esforço contínuo na procura de
novos conhecimentos. Apesar de sua atuação como vendedor, as atividades do
consultor imobiliário exigem uma abordagem de vendas diferenciada. Isto porque
o profissional imobiliário atua como intermediário na compra de um bem familiar
importante: possuir um imóvel próprio significa a realização de um sonho para muitas
pessoas. Ainda que o início da carreira possa ser difícil e desafiador, o
empenho e a dedicação do consultor imobiliário podem leva-lo a excelentes
negociações e crescimento profissional. Confira algumas dicas para quem deseja
atuar como consultor imobiliário e entenda as características mais importantes
deste profissional:
1. Procura contínua por conhecimento
O mercado imobiliário é volátil,
apresentando, ao longo do tempo, diversas mudanças de cenário e exigindo
adaptação do consultor imobiliário com relação a estas. Adaptar-se a estas
mudanças está intimamente relacionado à capacitação contínua do consultor
através da participação em palestras e eventos, da realização de cursos e
treino e da atualização de seus conhecimentos através de leituras, debates e
até mesmo fóruns de discussão na internet. Principalmente para aqueles que
estão a iniciar carreira no mercado imobiliário, é fundamental o
desenvolvimento de competências, com foco nas mudanças deste mercado e nas
necessidades de seus clientes.
2. Escute o seu cliente
A habilidade de falar menos e ouvir mais
seu cliente é uma das mais importantes para o consultor imobiliário, pois
permite a este obter informações importantes e entender, assim, os desejos e
necessidades do seu cliente e identificar, assim, o imóvel ideal para este. O
consultor que fala demais e não ouve o que o cliente tem a dizer acaba não só
assumindo o papel de “chato”, mas também perdendo detalhes que poderiam
contribuir para o sucesso da negociação.
3. Cuide da sua imagem
Uma boa imagem é fundamental na carreira
do consultor imobiliário. E isso quer dizer não somente vestir-se de forma
adequada, mas ter cuidado com relação ao seu comportamento, apresentando uma
boa postura e vocabulário durante o atendimento ao cliente. A imagem do consultor
imobiliário apresenta grande influência na expansão dos seus negócios e na
conquista de novos clientes, de forma que deve ser alvo de cuidado e atenção em
todos os veículos em que se faz presente: cartão de visitas, material impresso
e internet.
4. Marque presença na internet
A popularização da internet vem fazendo
desta uma ferramenta imprescindível para os negócios no mercado imobiliário. Um
site imobiliário atualizado e bem desenvolvido deixou de ser um
diferencial para o consultor imobiliário, e é nos dias de hoje, indispensável
para que este seja encontrado por clientes que procuram o que o profissional tem
a oferecer. O site do consultor imobiliário deve oferecer acesso fácil às
informações que contém, com design limpo e organizado, descrição clara e
objetiva dos imóveis e imagens de qualidade.
Para divulgar o seu site, nada melhor que
utilizar dos portais imobiliários, que garantem a visualização dos seus
imóveis, devido a forte divulgação do portal em diversos canais, até mesmo nos
horários nobres da televisão! Além disso, as redes sociais, como o
Facebook e o Instagram vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado
imobiliário, permitindo que imobiliárias e consultores interajam com clientes e
potenciais clientes de formas diferentes.
O crescimento profissional no mercado imobiliário não é simples e não
surge num passe de magia. É importante que o consultor esteja atento aos
detalhes da sua carreira, planeando de forma cuidadosa, bem como se esforçar continuamente para atingir os seus objetivos de faturação.
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