Quem sonha em ser dono do próprio negócio nem sempre sabe por onde começar, afinal nem todos estão familiarizados com os passos para abrir um Franchising para chamar de seu.
A verdade é que os procedimentos não são complicados, mas é preciso ser realista com os próprios objetivos, necessidades e capacidades de gestão.
10 Passos para Abrir um Franchising:
1.
Avaliação crítica
O
passo mais importante para quem deseja ter um Franchising é responder de forma
direta a uma pergunta bem simples: acha que está pronto para ser um empresário
e gerir um negócio próprio? Empreender envolve correr riscos, não possuir remuneração
fixa por algum tempo, lidar com muita burocracia e nem sempre ter horas fixas
para trabalhar ou férias nos momentos mais apropriados. É preciso disciplina,
paciência e disposição.
2.
Vantagens e desvantagens
Apesar
da animação, procure não ver apenas o saldo positivo de abrir um Franchising.
Coloque situações hipotéticas paras testar a sua capacidade pessoal para
empreender, converse com outros empresários para entender os riscos, os prós e
os contras. Procure entender se o mercado no qual está a tentar entrar é um
lugar para alguém sem experiência na área ou se o melhor seria fazer um curso
especializado na área de gestão primeiro.
3.
Detalhes do negócio
Entenda
o que significa abrir um Franchising, os termos, as condições, os tipos de
empresa que existem. Recolha toda a informação possível sobre o mercado e como
ele funciona. Existem feiras e publicações especializadas neste setor que podem
ajudar.
4.
Informe-se sobre a marca e o mercado
Se chegou até aqui e está decidido a abrir um Franchising, esta é a hora de decidir em qual setor vai empreender e quais são as opções de negócio disponíveis no mercado. A partir do capital que tem disponível, veja qual setor mais agrada, que tipo de serviços prefere prestar e faça uma pré-seleção das empresas. É importante escolher uma área que esteja numa posição mais confortável, com tendência a crescer. Por exemplo, a área do Imobiliário está em crescimento.
5.
Análise do mercado
Com
uma pré-seleção de empresas feita, o próximo passo é avaliar as condições de
mercado para esse setor, que tipo de concorrência existe nas localidades
próximas e qual será a melhor zona comercial para abrir a loja. Vale a pena
ficar de olho nas análises de mercado para o setor escolhido e nas potenciais
zonas de vendas.
6.
Avaliação do Franchisador
Com
toda a seleção feita e as metas e condições em mãos, é hora de marcar as
reuniões. Envie os e-mails que precisar e faça as ligações necessárias para
encontrar e conversar com os franchisadores pretendidos. Aproveite para
conhecer todos os detalhes e fazer todas as perguntas que necessitar. Procure
saber quem são os sócios, qual é a política da empresa, quais são os objetivos
da marca, entre outros detalhes.
7. Investimento
Se tiver capital para investir ou fizer parceria com alguém com capital,
que também esteja interessado em abrir um negócio, tanto melhor, pois corre
menos riscos de vir a ter problemas financeiros. No entanto, se tiver de
recorrer a um crédito bancário, não hesite, mas assegure-se que pelo menos tem
entre 50% a 60% do capital necessário. Não peça 100% de financiamento, porque
além do investimento inicial, existem custos que terá sempre, como é o caso de
aluguer de equipamentos, taxas de publicidade e os royalties (percentagem das
vendas ou lucros).
8. Perceber o modelo de negócio de Franchising
Apesar de se tornar chefe de si próprio, não se esqueça que estabeleceu
um contrato com uma empresa e que é o Master Franchising quem determina a sua forma
de trabalhar no dia-a-dia. Aliás, podem existir situações em que terá que pedir
autorização para realizar determinada ação. Estar bem consciente disso é
importante para o sucesso. A formação que a empresa lhe dará é igualmente
importante para perceber o tipo de negócio.
9. Faça as suas contas
Não se limite aos dados que o franchisador fornece. Procure saber junto
de outras lojas Franchisadas o funcionamento entre o Master Franchising e as Franchisadas: taxas, estimativa de receitas, custos da loja, custos dos
produtos, margens, etc. O aconselhamento profissional de um contabilista pode
ser uma boa opção.
10. Detalhes e negociação do contrato
Este é o momento de pensar nos últimos, mas não menos importantes,
detalhes. Um dos últimos passos para abrir um Franchising consiste em tratar de
tudo que seja necessário para que o negócio avance: análise do contrato,
negociar condições, investir na contratação de uma equipa e dar início ao
projeto.
Fonte: Ekonomista
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