Para montar uma Imobiliária é muito fácil. Ter sucesso com
ela, é outra questão.
A mediação imobiliária é uma atividade regulamentada e por isso está sujeita a licenciamento. Esta autorização é conhecida como licença AMI, e é obtida no IMPIC.
São cinco os requisitos necessários para obter o
licenciamento AMI:
- Ter início de atividade fiscal;
- Ter idoneidade comercial (representante);
- Ter registo criminal apto para a atividade (representante);
- Ter seguro de responsabilidade civil;
- Ter instalações independentes para exercer a atividade.
Muito fácil. É só organizar o processo, enviar ao IMPIC e
aguardar pela licença AMI.
Os passos seguintes serão bem mais complicados!
- Organização de Canais
Organizar todos os canais de divulgação e comunicação.
Este é um dos passos mais importantes dos negócios de Mediação
Imobiliária. É por aqui que os clientes lhe chegarão às mãos, e não basta estar
nas redes sociais, tem de utilizar todos os caminhos disponíveis para o seu
negócio, afinal o objetivo é trazer leads para dentro de casa. Esta etapa não é
nada fácil…
- Atividades e parceiros chave
O criador da Imobiliária nunca vai conseguir trabalhar sozinho. Até pode tentar, mas vai chegar todos os dias a casa cansado e sem negócios realizados.
Existem diversas atividades chave sem as quais é impossível trabalhar. Devem ser identificadas e entregar cada uma delas a um profissional qualificado. Como exemplo, temos:
Marketing digital – indispensável nos dias de hoje, é uma
atividade muito exigente que poucos brokers têm capacidade de a desenvolver. O
melhor é contratar alguém para o marketing.
Software e CRM – sem um bom CRM é quase impossível o negócio
sobreviver. A quantidade de informação que chegará à Imobiliária é tanta que se
não for devidamente tratada e segmentada nenhum valor terá para a empresa. O
melhor é contratar um bom serviço de CRM, ficará barato e terá a sua vida
facilitada.
Contencioso e Notariado – muitos profissionais da área
conseguem trabalhar sem o apoio de um advogado ou solicitador para o tratamento
de processos e contratos, mas, não é nada aconselhável. Os erros cometidos
poderão ter um impacto gigantes e levar ao fracasso. Além disso, quando uma Imobiliária
faz um contrato em nome de um cliente (seja ele qual for) está a praticar
procuradoria ilícita. Não arrisque, contrate uma avença com um jurista, dormirá
muito mais descansado.
Secretariado – todos os dias, irá receber na sua empresa
imobiliária imensos documentos que deve tratar de forma cuidada, respeitando
todas as regras de proteção de dados. Contratar para o quadro da empresa um bom
profissional é obrigatório.
Consultores Imobiliários – aqui está a maior dificuldade que
um gestor de uma empresa de Mediação Imobiliária terá. Não é fácil ter Consultores
Imobiliários qualificados, e muito menos, segurá-los na empresa. O mercado está
cheio de falsos gatilhos mentais que os atraem (aos consultores), e estes,
saltam de empresa em empresa.
Contabilidade – esta é uma atividade que normalmente é
contratualizada externamente por ficar mais barata para a empresa. Muitos empresários
não atribuem qualquer valor à contabilidade, mas esses não se podem chamar de
empresários. Eles nunca irão longe nos seus negócios, sim, se não ligam à
contabilidade de certeza que não planeiam o negócio, é impossível.
Deixamos aqui uma questão: Quantos donos de imobiliárias
alguma vez planearam o seu próprio negócio, e quantos fazem planeamento
periódico?
Em conclusão …
Estes são só alguns dos requisitos para montar uma Imobiliária.
No entanto, a Maisconsultores a oferece a possibilidade de integrar uma rede Imobiliária
de sucesso e com provas dadas, onde os requisitos acima estão assegurados. Veja
o que o nosso Franchising tem para lhe oferecer e entre em contacto para
esclarecer as duas dúvidas.
Fonte: Contaonline
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