Para montar uma Imobiliária é muito fácil. Ter sucesso com ela, é outra questão.

A mediação imobiliária é uma atividade regulamentada e por isso está sujeita a licenciamento. Esta autorização é conhecida como licença AMI, e é obtida no IMPIC.

São cinco os requisitos necessários para obter o licenciamento AMI:

  • Ter início de atividade fiscal;
  • Ter idoneidade comercial (representante);
  • Ter registo criminal apto para a atividade (representante);
  • Ter seguro de responsabilidade civil;
  • Ter instalações independentes para exercer a atividade.

Muito fácil. É só organizar o processo, enviar ao IMPIC e aguardar pela licença AMI.

 

Os passos seguintes serão bem mais complicados!

  • Organização de Canais

Organizar todos os canais de divulgação e comunicação.

Este é um dos passos mais importantes dos negócios de Mediação Imobiliária. É por aqui que os clientes lhe chegarão às mãos, e não basta estar nas redes sociais, tem de utilizar todos os caminhos disponíveis para o seu negócio, afinal o objetivo é trazer leads para dentro de casa. Esta etapa não é nada fácil…

 

  • Atividades e parceiros chave

O criador da Imobiliária nunca vai conseguir trabalhar sozinho. Até pode tentar, mas vai chegar todos os dias a casa cansado e sem negócios realizados.

Existem diversas atividades chave sem as quais é impossível trabalhar. Devem ser identificadas e entregar cada uma delas a um profissional qualificado. Como exemplo, temos:

Marketing digital – indispensável nos dias de hoje, é uma atividade muito exigente que poucos brokers têm capacidade de a desenvolver. O melhor é contratar alguém para o marketing. 

Software e CRM – sem um bom CRM é quase impossível o negócio sobreviver. A quantidade de informação que chegará à Imobiliária é tanta que se não for devidamente tratada e segmentada nenhum valor terá para a empresa. O melhor é contratar um bom serviço de CRM, ficará barato e terá a sua vida facilitada.

Contencioso e Notariado – muitos profissionais da área conseguem trabalhar sem o apoio de um advogado ou solicitador para o tratamento de processos e contratos, mas, não é nada aconselhável. Os erros cometidos poderão ter um impacto gigantes e levar ao fracasso. Além disso, quando uma Imobiliária faz um contrato em nome de um cliente (seja ele qual for) está a praticar procuradoria ilícita. Não arrisque, contrate uma avença com um jurista, dormirá muito mais descansado. 

Secretariado – todos os dias, irá receber na sua empresa imobiliária imensos documentos que deve tratar de forma cuidada, respeitando todas as regras de proteção de dados. Contratar para o quadro da empresa um bom profissional é obrigatório.

Consultores Imobiliários – aqui está a maior dificuldade que um gestor de uma empresa de Mediação Imobiliária terá. Não é fácil ter Consultores Imobiliários qualificados, e muito menos, segurá-los na empresa. O mercado está cheio de falsos gatilhos mentais que os atraem (aos consultores), e estes, saltam de empresa em empresa.

Contabilidade – esta é uma atividade que normalmente é contratualizada externamente por ficar mais barata para a empresa. Muitos empresários não atribuem qualquer valor à contabilidade, mas esses não se podem chamar de empresários. Eles nunca irão longe nos seus negócios, sim, se não ligam à contabilidade de certeza que não planeiam o negócio, é impossível.

Deixamos aqui uma questão: Quantos donos de imobiliárias alguma vez planearam o seu próprio negócio, e quantos fazem planeamento periódico?

 

Em conclusão …

Estes são só alguns dos requisitos para montar uma Imobiliária. No entanto, a Maisconsultores a oferece a possibilidade de integrar uma rede Imobiliária de sucesso e com provas dadas, onde os requisitos acima estão assegurados. Veja o que o nosso Franchising tem para lhe oferecer e entre em contacto para esclarecer as duas dúvidas. 


Fonte: Contaonline


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