Existem perto de 500 oportunidades de Franchising em Portugal distribuídas por vários setores e com diferentes níveis de investimento. A análise de uma oportunidade leva tempo e requer aprofundar informação, por isso pense bem com que negócios de identifica e limite o número de conceitos a analisar.

Importa perceber o que o mercado oferece e escolher as opções mais adequadas ao seu perfil e capacidade de investimento. Selecione as marcas para as quais tem capacidade de investimento de modo a evitar o excessivo endividamento.

Existem inúmeras oportunidades, a que pode ter acesso nos vários diretórios nacionais e internacionais, mas terá de limitar o leque de opções. Faça-o respondendo honestamente a alguns condicionantes pessoais e financeiras. Qual a sua disponibilidade pessoal? Pretende dedicar-se ou não a tempo inteiro ao negócio? A sua família apoia a sua decisão e está preparada para o arranque do seu negócio, quer do ponto de vista da disponibilidade de tempo, quer do ponto de vista financeiro?

A melhor aposta é começar por escolher os setores que realmente lhe interessam. Outro ponto a ter em atenção é que muitos dos negócios exigem a abertura de uma loja e, neste caso, os investimentos podem ser bastante elevados, sobretudo se o tipo de negócio implicar uma boa localização. Ao analisar os valores de investimento avançados em publicações especializadas como diretórios ou revistas, tenha em atenção que, por norma, não incluem o custo do espaço.

 

Analise o conceito e o mercado

Depois de ter selecionadas as marcas ou os setores que lhe interessam, faça um estudo detalhado do negócio e do mercado onde pretende desenvolver a sua atividade.

Um dos principais erros que os potenciais Franchisados fazem é não pesquisar informação suficiente. É preciso pesquisar TUDO, sobre a marca e o Franchisador, além de comparar entre marcas do mesmo setor e falar com Franchisados dessas marcas. Até porque, quando estamos a falar de um negócio onde, por vezes, se colocam poupanças de uma vida, é preferível investigar tudo, certo?

Avaliar o prestígio das marcas que lhe interessem é um dos passos a seguir, para além dos aspetos que distinguem o conceito do negócio da restante concorrência e se foi testado com sucesso no mercado nacional. Outro dos erros que os Franchisados fazem habitualmente é acharem que um conceito que funciona bem em Espanha ou nos Estados Unidos funciona em Portugal, é preciso pesquisar.

Os Melhores Setores de Franchising em Portugal

Obviamente que depende muito do produto ou serviço, mas a localização é sempre um fator-chave a considerar. Quanto à seleção do local tenha em conta o potencial de vendas da zona, concorrência local, tendências de compra, volume de tráfego de público na zona, as condições de acesso, vias de comunicação, meios de transporte e facilidades de estacionamento.

É a partir da localização que deve ser analisado o mercado local, se se justifica levar este negócio para aquela cidade/zona, visitar e analisar também lojas em sítios idênticos e falar com Franchisados de cidades idênticas, com o mesmo perfil de loja.

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Tenha em atenção:

  • Pense bem com que negócios se identifica;
  • Limite o número de conceitos a analisar;
  • Escolha as opções mais adequadas ao seu perfil e capacidade de investimento;
  • Muitos negócios exigem a abertura de uma loja e, neste caso, os investimentos podem ser bastante elevados, sobretudo se o tipo de negócio implicar uma boa localização;
  • Ao analisar os valores de investimento tenha em atenção que, por norma, não incluem o custo do espaço;
  • Pesquise tudo sobre a marca e o Franchisador. Compare entre marcas do mesmo setor e fale com franchisados dessas marcas;
  • Avalie o prestígio das marcas que lhe interessem bem como os aspetos que distinguem o conceito do negócio da restante concorrência.

 

Erros a evitar:

  • Não pesquisar informação suficiente sobre a marca e o franchisador;
  • Não falar com outras marcas e franchisados dessas e da marca preferida;
  • Acreditar totalmente nos planos de viabilidade que as marcas lhes dão;
  • Acreditar que um conceito que funciona bem em Espanha ou nos Estados Unidos funciona em Portugal;
  • Não verificar se o Franchisador tem unidade própria e se o negócio e o modelo estão mesmo testados;
  • Pensar que não têm de dar satisfações à marca, querendo gerir tudo à sua maneira.

 

Fonte: InfoFranchising

 

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