Há boas notícias para quem quer contratar um crédito habitação a taxa variável em Portugal. As taxas Euribor desceram para todos os prazos em maio, o que significa que as prestações da casa a pagar no mês de junho voltaram a diminuir alguns euros, revelam as simulações do idealista/créditohabitação. Também quem já está a pagar um empréstimo da casa indexado à Euribor e tiver revisão da prestação este mês, irá pagar menos.
A Euribor já está a descontar os cortes das taxas de juro diretoras do Banco Central Europeu (BCE) previstos para junho, tendo descido para todos os prazos em maio face ao mês anterior:
- Euribor a 12 meses: a média mensal de maio foi de 3,680%, menos 0,023 pontos percentuais (p.p.) face a abril (3,703%);
- Euribor a 6 meses: esta taxa mensal caiu para 3,787% em maio, menos 0,051 p.p. do que em abril (3,838%);
- Euribor a 3 meses: a taxa do prazo mais curto desceu para 3,813% em maio, um menor valor face ao mês anterior, quando se fixou em 3,885%.
O responsável pela Ebury Portugal, David Brito, menciona que "Os titulares de crédito à habitação têm motivos para celebrar, uma vez que a descida do indicador conduzirá à maior redução das prestações com revisão anual desde 2021. Embora, de momento, estas reduções ainda sejam pequenas, o importante é a alteração da tendência do indicador, que atribuímos ao facto de os mercados partirem do princípio de que o BCE vai iniciar o seu ciclo de flexibilização na reunião de 6 de junho."
PRESTAÇÕES DA CASA DESCEM EM JUNHO: QUANTO?
As famílias que estão a pensar contratar um novo crédito habitação a taxa variável em junho vão, então, pagar menos de prestação da casa do que quem contratou nos meses anteriores. É isso mesmo que revelam as simulações tendo por base um novo empréstimo habitação de 150.000 euros, com spread de 1% e prazo de 30 anos:
- Crédito habitação com Euribor a 12 meses: quem avançar com o empréstimo da casa em junho vai pagar uma prestação de 776 euros no primeiro ano, menos um euro do que quem se antecipou e avançou com o financiamento em maio;
- Crédito habitação com Euribor a 6 meses: a prestação da casa a pagar em junho e nos cinco meses seguintes será de 786 euros, um valor quatro euros inferior ao calculado para os créditos da casa contratados em maio;
- Crédito habitação com Euribor a 3 meses: a prestação da casa em junho será de 787 euros nos primeiros três meses do contrato, menos oito euros do que quem avançou com o crédito da casa em maio.
Quem está a pagar um crédito habitação indexado à Euribor a 12 meses com revisão da prestação em junho irá pagar menos, já que a taxa está mais baixa que há um ano, quando se fixou nos 3,862%. No caso dos empréstimos revistos a cada 6 meses também haverá uma redução, já que em dezembro a Euribor estava nos 3,927%. E o mesmo se passa na revisão trimestral da prestação: a Euribor está 0,11p.p. inferior face há três meses.
No caso de futuras baixas, David Brito reforça que "a intensidade da queda da Euribor dependerá do ritmo das próximas reduções de taxas pelo BCE, que por sua vez dependerá dos próximos dados sobre a inflação".