Open House: Uma Estratégia de Marketing Imobiliário a Considerar

"Open house" ou casa aberta: o que é?

Uma "open house" ou casa aberta é uma técnica de marketing imobiliário, que teve origem no início do séc. XX nos Estados Unidos. O proprietário da casa e o agente imobiliário convidam os potenciais clientes interessados no imóvel a visitá-lo num período de 1 a 3 horas. O objetivo é dar a conhecer a casa ao maior número de pessoas possível no mais curto espaço de tempo.

Este tipo de evento costuma ser bastante informal. O agente imobiliário habitualmente disponibiliza alguma informação sobre a casa a vender, assim como algumas bebidas e comida. Este ambiente irá permitir que os interessados possam sentir melhor o espaço, dando-lhes a possibilidade de se imaginarem a viver na casa. Podem também aproveitar para clarificar algumas questões que possam surgir.

No decorrer do evento, o consultor esclarecerá todas as dúvidas relacionadas com a casa e anotará as informações de contacto das pessoas interessadas.

Como organizar uma "open house"

  • Anunciar o evento com antecedência e investir nos meios de comunicação (redes sociais, email, cartazes, …);
  • Escolher o dia tendo em conta a época do ano (evitar meses de férias, por exemplo);
  • Criar uma lista de pessoas que pretendes impactar;
  • Preparar-te bem para responderes com facilidade a possíveis perguntas que possam surgir sobre o imóvel (conhecer bem o meio envolvente e a casa), bem como teres disponível tudo o que necessitas para efetuar uma transação;
  • Preparar pastas com informação sobre o imóvel;
  • Preparar a casa (limpeza e organização da mesma, tirar objetos pessoais, não permitir animais de estimação);
  • Preparar a comida e bebida, tendo em conta a época do ano (bebidas mais quentes ou frias, evitar comidas que se possam estragar com o calor. Não esquecer as pessoas intolerantes ou alérgicas);
  • Ter especial atenção ao horário da "open house". Escolher um horário mais abrangente, para que as pessoas possam assistir (fora da hora do trabalho, se possível);
  • Colocar um cartaz à frente da casa.

Deves evitar que os proprietários estejam em casa, pois podem dificultar o open house, assim como deves deixar os possíveis compradores à vontade para poderem explorar a casa livremente.

Prós e contras de promover uma "open house"

Vantagens de uma Open House:

  • Mais visibilidade;
  • Aumentar o número de ofertas;
  • Fazer várias visitas numa só;
  • Maior possibilidade de venda.

Desvantagens de uma Open House:

  • As pessoas podem ir visitar a casa somente por curiosidade, sem interesse de compra;
  • O trabalho que pode envolver preparar uma open house;
  • Segurança;
  • Os potenciais compradores podem-se sentir pressionados para dar uma oferta.