Os clientes do ramo imobiliário mudaram os seus comportamentos na procura por um novo lar, seja para comprar ou alugar. Eles estão mais exigentes e a grande maioria utiliza a internet para ter os primeiros contatos com o sonhado imóvel. E como diz o ditado “uma imagem fala mais que mil palavras”, as fotos precisam estar boas para que chame atenção dessas pessoas e para que elas sintam vontade de visitar esse imóvel.
Por outro lado, tirar boas fotos hoje não é uma grande
dificuldade, a maioria dos telemóveis atuais possuem fotos de alta resolução
que ajudam os Consultores Imobiliários (ou a pessoa responsável pelas fotos dos
imóveis da sua imobiliária) a melhorar a fotografia imobiliária. Com algumas
dicas é possível que as imagens fiquem parecidas com as de fotógrafos
profissionais.
Se deseja atrair mais clientes para seu negócio, veja as
dicas que daremos hoje para melhorar a sua fotografia imobiliária.
TENHA UM BOM APARELHO
Primeiro de tudo é necessário ter um aparelho que consiga produzir uma boa resolução de imagem. Pode ser um telemóvel, câmaras digitais ou semi profissionais (que atualmente são de fácil acesso no mercado).
A resolução de uma imagem significa a quantidade de pixels existente em uma polegada quadrada da imagem, ou seja, quanto mais pixel a sua imagem tiver, mais riquezas de detalhes vai conseguir transmitir para o seu cliente. A imagem fica mais “completa” e também mais bonita.
Uma dica que deixamos aqui é que a imobiliária, dependendo
de seu tamanho, pode comprar uma câmara e deixar em stand by para que o Consultor
Imobiliário possa usar para fotografar um imóvel ou ter o seu próprio serviço
de fotografia imobiliária. Dessa forma todas as imagens do seu site terão a
mesma qualidade em relação à resolução.
O TELEMÓVEL PODE SER UM ALIADO
Mesmo que a imobiliária não tenha disponibilizado uma câmara para os consultores, todos eles ainda possuem seus telemóveis. Atualmente são poucos os telemóveis que não oferecem boa resolução de imagem. A grande maioria dos aparelhos atuais possuem o HDR que auxilia numa maior qualidade de imagem.
O HDR consiste em tirar de 3 fotos de uma só vez, alternando
o tempo de exposição do obturador da câmara, ou seja, algumas fotos saem
escuras e outras mais claras. Ele reúne todas as fotos capturadas em uma só,
trazendo ricos detalhes numa única foto, fato que não é possível em uma foto
normal. Dessa forma o brilho de uma imagem e o contraste de outra resulta em
uma imagem mais viva e harmônica.
ACESSÓRIOS QUE VALORIZAM A IMAGEM
Continuando na ideia de usar o próprio telemóvel para tirar fotos dos imóveis, encontramos alguns acessórios que podem valorizar essas imagens, como deixar a câmara com a lente mais aberta e conseguir pegar um ambiente maior.
A dica aqui é usar uma lente grande angular, ela aumenta o espaço que a câmara do telemóvel consegue capturar. É um investimento pequeno e que faz toda a diferença para fotos de imóveis. Consiste em um clipe que encaixa no telemóvel, podendo tirar e colocar no momento que preferir.
Sabe as temidas fotos de casa de banho e lavandaria de
apartamento que sempre ficam cortadas e não conseguem mostrar tudo o que o
cômodo oferece? É aqui que o telemóvel com a lente mostrará uma grande
diferença. Em áreas comuns, como sauna, por exemplo, também ajudaria ter essa
lente.
AMBIENTE ARRUMADO TRANSMITE LIMPEZA
Além das características técnicas, é importante ressaltar que fotos com cômodos organizados passam uma impressão de ambiente mais limpo, além de os deixar a parecer alguns metros maiores.
Esse assunto é um pouco delicado, por que às vezes a pessoa que está no imóvel para fotografar fica inseguro em pedir para que o proprietário da casa arrume o espaço. É importante que na hora de agendar o dia de tirar as fotos, seja especificado ao cliente que é necessário o imóvel estar organizado para ter uma foto mais comercial.
Outra dica importante é retirar objetos muito pessoais, para
tornar a casa mais amigável para quem estiver a ver as fotos. Por exemplo, uma
sala que possui quadros grandes da família, além de expor essas pessoas, torna
o ambiente muito pessoal e o futuro locatário ou proprietário pode acabar
bloqueado na visão de uma nova vida no local.
INVISTA NA TÉCNICA HOME STAGING
A técnica home staging consiste em produzir um imóvel que está à venda para deixá-lo mais atraente ao cliente, fazendo com que, ao visitar o espaço, ele veja não só uma estrutura, mas um estilo de vida.
Pode ser aplicada de algumas formas, e uma delas é o profissional do “stager” (que pode ser um consultor com esses conhecimentos) contratar algum fornecedor de móveis para organizar o imóvel e quando a casa é vendida, os móveis são devolvidos. Pode se também entrar em acordo para que o cliente além do imóvel, leve os móveis, embutindo o valor deles na venda final.
O interessante é aproveitar essa técnica não só para
visitas, como explicamos no artigo sobre o home staging, mas sim tirar fotos
para que tenha tudo registado para futuros clientes.
Tirar boas fotos não é tão difícil quanto muitos pensam e
pode trazer muitos clientes interessados para sua imobiliária, através do seu
site ou de portais imobiliários. Com alguns truques é possível fazer belas
fotos e são formas simples, mas efetivas de fazer imagens bonitas e harmônicas.
Fonte: Nextone
Veja também o artigo:
O que é o Marketing Imobiliário? Como elaborar um Plano de Marketing Imobiliário?