Quem é proprietário de uma habitação, terreno ou qualquer outro imóvel tem de estar atento aos prazos de pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI). O calendário de pagamentos do IMI começou em maio e pode estender-se até novembro, dependendo do montante de imposto a pagar.
Confira o calendário de prazos de pagamento do IMI, que varia conforme os valores a pagar:
- Maio: para prestações únicas para imposto igual ou inferior a 100 euros;
- Maio e novembro: duas prestações para IMI superior a 100 euros e inferior a 500 euros;
- Maio, agosto e novembro: três prestações para imposto igual ou superior a 500 euros.
As prestações do IMI devem ser pagas até ao último dia de cada mês. Os dados de pagamento são indicados na nota de cobrança enviada por correio pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Esta informação também está disponível no Portal das Finanças.
Os proprietários que devem pagar um IMI superior a 100 euros têm ainda a opção de efetuar o pagamento integral do imposto numa única vez. Na nota de cobrança da primeira prestação, encontram-se duas referências: uma para a primeira prestação e outra para o total do imposto.
Esta opção também está acessível após iniciar sessão no Portal das Finanças, no menu lateral, na opção 'Pagamentos' > 'Pagamentos a Decorrer'.
Manter-se informado sobre os prazos de pagamento do IMI é essencial para evitar qualquer contratempo e garantir que todos os deveres enquanto proprietário são cumpridos devidamente.