Sem experiência na venda de uma casa, é fácil para os vendedores de imóveis iniciantes cometerem erros. Contudo, com um pouco de conhecimento, é possível evitar muitas dessas armadilhas.

Vender uma casa pode ser surpreendentemente demorado e emocionalmente desafiador, especialmente se nunca se fez antes. Às vezes, pode parecer uma invasão de privacidade, dado que potenciais compradores entrarão na sua casa, podendo ir a criticar um lugar que provavelmente se tornou mais do que apenas quatro paredes e um telhado. Além disso, poderão oferecer menos dinheiro do que se pede pela habitação.

Sem experiência na venda de uma casa, é fácil para os vendedores de imóveis iniciantes cometerem muitos erros. Contudo, com um pouco de conhecimento, é possível evitar muitas dessas armadilhas. Conheça alguns.

 

#1 Emoções

É fácil se emocionar com a venda da sua casa, especialmente a primeira. Foi gasto muito tempo e esforço para encontrar o caminho certo, economizou para o pagamento das prestações, criando muitas memórias. As pessoas geralmente têm dificuldade em manter as suas emoções sob controlo quando chega a hora de dizer adeus.

Quando se decide vender a casa, deve-se começar por pensar em si mesmo como um empresário e vendedor, e não apenas o proprietário. Na verdade, esqueça completamente que é o dono da casa. Ao olhar para a transação de uma perspetiva puramente financeira, é possível distanciar-se dos aspetos emocionais da venda do imóvel.

Além disso, relembre as emoções aquando da compra inicial da casa. A maioria dos compradores também estará num estado emocional.

Ao lembrar de que está a vender uma propriedade, bem como uma imagem e um estilo de vida, é mais provável que se esforce mais para encenar e fazer algumas pequenas reformas para obter um bom dinheiro para sua casa.

Essas mudanças na aparência não apenas ajudarão no preço de venda, como também o ajudarão a criar uma distância emocional porque a sua casa parecerá menos familiar.

 

#2 Definir um preço irrealista

A definição do preço certo é fundamental. A análise que efetuou quando comprou a sua casa para determinar um preço justo de oferta, os compradores também farão.

Pode pensar que a sua casa vale mais, mas lembre-se de definir um preço realista com base em casas comparáveis ​​na área.

Na ausência de uma bolha imobiliária, as casas superfaturadas geralmente não vendem. Não se preocupe muito em definir um preço baixo, porque, em teoria, isso gerará várias ofertas e aumentará o preço até o valor real de mercado da casa.

Na verdade, subvalorizar a casa pode ser uma estratégia para gerar interesse extra no imóvel, podendo recusar sempre uma oferta muito baixa.

 

#3 Preço pedido

A maioria das pessoas deseja anunciar as suas casas a um preço que atraia compradores e que ainda deixe algum espaço para negociações - o oposto da estratégia de subvalorização descrita acima. Isso pode funcionar, permitindo que o comprador sinta que está a obter um bom valor e, em simultâneo, permite que se obtenha o valor necessário com a venda.

É claro que, se acabar com mais ou menos o preço pedido, provavelmente dependerá não apenas da sua estratégia de preços, como também se está no mercado de um comprador ou no mercado de um vendedor e quão bem se encenou e modernizou a sua casa.

 

#4 Vender durante os meses de inverno

Há realmente um momento certo para vender durante o ano. O inverno, especialmente em torno dos feriados, é tipicamente uma época lenta do ano para as vendas de casas.

As pessoas estão ocupadas com compromissos sociais, e o clima frio em grande parte do país torna mais atraente ficar em casa. Como é provável que menos compradores estejam a procurar, pode levar mais tempo para vender a sua casa e pode não receber tanto dinheiro.

As pessoas geralmente estão prontas e dispostas a comprar uma casa quando está mais quente.

No entanto, embora possa não haver tantos compradores ativos, também não haverá tantos vendedores concorrentes, o que às vezes pode funcionar a seu favor.

 

#5 Poupar na listagem de fotos

Como muitos compradores procuram casas online e muitas dessas casas têm fotos, não estará a fazer um verdadeiro serviço se não tiver imagens da sua casa. Ao mesmo tempo, existem tantas fotos más de casas à venda que, se fizer um bom trabalho, destacará a sua listagem e ajudará a gerar interesse extra.

Boas fotos devem ser nítidas e claras e tiradas durante o dia, quando há muita luz natural disponível. Devem mostrar os melhores ativos da sua casa. Considere usar uma lente grande angular, se possível - isso permite que dê aos compradores em potencial uma ideia melhor de como são as salas inteiras.

E não fique só nas fotos. Considere adicionar uma visita panorâmica em vídeo ou uma visualização de 360 ​​graus para aprimorar ainda mais a sua listagem. Isso pode ser feito facilmente com qualquer telemóvel.

 

#6 Não fazer seguro adequado

O seu credor pode ter exigido que adquirisse uma apólice de seguro residencial. Caso contrário, deve ter a certeza de que está seguro caso um espetador sofra um acidente no local e tente processá-lo por danos. Também quer ter certeza de que não há riscos óbvios na propriedade ou você tomar medidas para mitigá-los.

 

#7 Esconder os principais problemas

Qualquer problema será descoberto durante a inspeção do comprador, mesmo que os tente esconder. Tem três opções para lidar com quaisquer problemas. Corrija o problema com antecedência, precifique a propriedade abaixo do valor de mercado para explicá-la ou liste a propriedade a um preço normal e ofereça ao comprador um crédito para corrigir o problema.

De destacar que se não resolver o problema com antecedência, poderá eliminar um bom número de compradores que desejam uma casa pronta para uso. Ter a casa inspecionada antes da divulgação é uma boa ideia se quiser evitar surpresas caras depois que a casa estiver sob contrato.

Além disso, muitos estados têm regras de divulgação. Alguns exigem que os vendedores divulguem problemas conhecidos sobre as suas casas se os compradores perguntarem diretamente, enquanto outros decretam que os vendedores devem divulgar voluntariamente certos problemas.

 

#8 Não se preparar para a venda

Os vendedores que não limpam e encenam as suas casas deitam dinheiro para o lixo. Deixar de fazer essas coisas pode reduzir o seu preço de venda e também impedir que se consiga uma venda.

Se não se atendeu a problemas menores, como uma maçaneta quebrada ou uma torneira a pingar, um potencial comprador pode se perguntar se a casa tem problemas maiores e mais caros que também não foram resolvidos.

Organizar, limpar completamente, colocar uma nova camada de tinta nas paredes e se livrar de quaisquer odores também o ajudarão a causar uma boa impressão nos compradores.

 

#9 Não acomode compradores

Se alguém quiser ver a sua casa, é necessário acomodá-lo, mesmo que isso o incomode. E sim, tem de limpar e arrumar a casa antes de cada visita.

Um comprador não saberá ou se importará se a sua casa estiver limpa na semana passada. É muito trabalho, mas mantenha o foco no prémio.

 

#10 Vender para compradores não qualificados

É mais que razoável esperar que um comprador traga uma carta de pré-aprovação de um credor hipotecário ou comprovante de fundos (POF) para compras em dinheiro para mostrar que têm dinheiro para comprar a casa.

A assinatura de um contrato com um comprador pode depender da venda da sua própria propriedade, o que pode colocá-lo em sérios problemas se precisar de fechar numa determinada data.

 

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Fonte: SUPERCASA


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